segunda-feira, 21 de junho de 2010

Venham ver os Bombos...


A música tocada pelo grupo Bombos de Nisa, ocupa um lugar importante no âmbito da cultura popular do Concelho, revela-se de uma forma singular, guardiã da herança do passado e faz reviver as tradições associadas aos festejos colectivos de outros tempos.
Nas romarias são tão imprescindíveis como os foguetes e cabe-lhes, geralmente, iniciar os festejos, convidando o povo à folia, em madrugadores arruados. Ecléticos, oferecem animação diversa, simplesmente com bombos e caixas.
Para os elementos do grupo bombos de Nisa tocar é uma paixão, uma forma de representar a Vila de Nisa e as suas gentes.
Começou por pequenas arruadas pelas freguesias do Concelho e até a data nunca mais parou. Portugal inteirinho requisita-lhe os préstimos e em cada fim-de-semana e o grupo aí vai. Com a chegada do verão, é certo e sabido, não pára mais.
Para as suas actuações o Grupo de Bombos de Nisa podem chegar a reunir em média quarenta elementos gigantones e cabeçudos.

Marco Rodrigues



*“A reunião do toque dos bombos e das caixas, tocado com as suas mãos, é uma afirmação genuína do povo que entoam composições inspiradas no tipo tradicional, que não obedecem à estética musical. É um som interior, fruto de sensibilidade e da virtuosidade que, não sendo cuidado, é gritado a fim de ter longo alcance e retomado pelo coro que lhe dá dimensão colectiva.”

* Texto retirado da Historia Bombos de Lavacolhos

Sem comentários:

Enviar um comentário